Energia renovável e setor industrial brasileiro

Segundo o relatório do Balanço Energético Nacional (BEN), disponibilizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 33% do consumo nacional de energia provém do setor industrial brasileiro, enquanto 32,4% do setor de transporte. Os dois são os consumos mais significativos.

Também segundo o BEN de 2020, a composição de matriz energética brasileira é 83% de fontes renováveis, sendo que dessa porcentagem, 64,9% correspondem a geração hidráulica, 8,6% eólica, 8,4% biomassa e 1% solar.

Apesar desses números, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer quando se trata de cuidado com o meio ambiente. Isso porque, o Brasil tem como meta, a redução de 37% das emissões de gases no efeito estufa até 2025 e em 43% abaixo dos níveis de 2005 até 2030.

Por isso, é imprescindível utilizar o padrão de energia renovável. Para que assim, o país consiga diminuir o nível de poluição e ajude o meio ambiente, principalmente com uma composição tão favorável de matriz energética.

Quais são as vantagens?

Diversos setores têm passado por um processo de modernização, como o caso do setor industrial e o automotivo. É importante perceber que a tecnologia também pode ser utilizada no setor energético para a diminuição de poluição, por meio de um menor gasto de energia, gerando também economia.

Uma das maiores vantagens da energia renovável se comparada com os combustíveis fósseis, é que ela pode ser considerada inesgotável, além de seu impacto ambiental ser menor, já que não produz dióxido de carbono ou outros gases prejudiciais para o efeito estufa.

Outro ponto importante é o fato de não causar um risco, como é o caso da nuclear, por exemplo. Além de ajudar a economia a circular ao gerar empregos em regiões mais afastadas dos centros urbanos.

Os combustíveis fósseis não estão disponíveis geograficamente de forma igualitária, por isso, para muitos países, é preciso importar. E isso não acontece com a energia renovável, o que disponibiliza autonomia energética ao país e um ganho da própria indústria interna.

Leia também: Qual o futuro do setor elétrico brasileiro?

Mercado Livre e a energia renovável

O Mercado Livre de Energia é um dos setores em alta que está contribuindo para produção de energia limpa. Isso acontece porque ele propicia uma liberdade aos consumidores e proporciona desenvolvimento de energia limpa através das fontes renováveis.

De acordo com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), em 2019, o Mercado Livre de Energia cresceu 6% comparado a 2018, o que corresponde a uma movimentação de R$ 134 bilhões.

Isso representa uma economia média de 34% no preço da energia elétrica para os consumidores que estão nesse setor.

Outros dados da ABRACEEL também mostram como a energia renovável é utilizada no Mercado Livre de Energia, sendo 68% de biomassa e 22% eólica.

Com um consumo cada vez mais consciente de energia, não é só o meio ambiente que ganha. Mas também as pessoas que terão qualidade de vida, tanto nas questões econômicas, quanto na saúde.

Postagens relacionadas

Monitoramento prudencial – Sustenta Comercializadora

Monitoramento prudencial – Energizou

O que é Mercado de Carbono? Entenda a sua importância para a indústria!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More