O que são as práticas de ESG e como aplicá-las no dia a dia?

Os consumidores têm percebido que que é possível realizar um consumo de energia consciente, de forma sustentável, e esse é o ponto de partida das práticas de ESG.

Com isso, as empresas foram obrigadas a racionalizar todo o ciclo de vida de seus produtos. Sendo necessário repensar a partir do modo como as matérias-primas eram retiradas e produzidas, até o descarte de seus produtos ou embalagens.

Isso ocasiona não somente na diminuição de impactos ambientais, mas também em melhoras financeiras para as empresas que adotam essas práticas de ESG.

Origem do termo ESG

O termo ESG está em alta ultimamente, a sigla em inglês é para Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance) e é utilizada para medir os hábitos desses três pontos nas organizações.

Fruto de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, em 2005, o artigo “Who Cares Wins” (“Quem se importa ganha”), criou o termo sobre as práticas de ESG com o objetivo de conglomerar as palavras em um conceito agregado, para que as discussões se tornassem unificadas.

Porém, muito antes disso, já haviam pessoas com preocupações relativas à sustentabilidade no meio empresarial. Na década de 70, por conta da contracultura, começaram os primeiros investimentos na área. Em sua grande maioria, eram guiados por crenças religiosas e de estilo de vida. Sua grande maioria concentrava-se em debêntures, que tinham o objetivo de desenvolver projetos sustentáveis nos parâmetros ambientais, sociais e econômicos.

Como aplicar as práticas de ESG no dia a dia?

Existem diversas maneiras nas quais as práticas de ESG podem ser utilizadas. Para investimentos, por exemplo, é comum a análise não somente financeira de organizações, mas também de aspectos ambientais, sociais e de governança.

Os fundos ESG são grandes exemplos dessa prática no âmbito de investimentos. Também conhecidos como fundos verdes, são fundos que utilizam os aportes de investidores em investimentos sustentáveis.

Do ponto de vista de um consumidor, pode ser feita uma análise de como as empresas que fazem parte do nosso dia a dia realizam as práticas de ESG e consideram a sustentabilidade em sua rotina. Senso assim, é possível tomar decisões de troca de marca ou produto para aquelas que não se adequaram a essa nova realidade.

Para as organizações, as opções são inúmeras. Podem ser aplicadas desde a parte ambiental, através de investimentos em cuidados com a natureza, dando importância a eliminação de poluentes, desenvolvimento de políticas internas e diminuição de exploração de matérias-primas (reduzindo o desperdício na produção, por exemplo).

Leia também: Energia limpa e acessível: Conheça o ODS 7 da ONU

Mudando o foco para práticas sociais, as práticas de ESG podem ser aplicadas via aumento de atenção ao bem-estar profissional, para isso, pode-se adotar políticas de segurança do trabalho e proporcionar um ambiente de trabalho com clima organizacional positivo. Essas decisões também ajudam na melhoria de índices de Recursos Humanos, como, por exemplo, a taxa de Turnover (rotatividade de pessoal) da empresa.

Já no quesito governança, é importante a transparência na apresentação de informações, realizando ações em busca do avanço na diversidade e representatividade no conselho administrativo e em cargos de destaque.

Passo a passo para as práticas de ESG

Como primeiro passo para as práticas de ESG, é comum realizar o mapeamento e estudo da cadeia da empresa como um todo, desde a retirada ou compra de matérias-primas, até o descarte de seu produto. Para assim, identificar os pontos de maior desgaste ambiental e tomar decisões para a erradicação desses pontos ou, pelo menos, diminuição nos níveis de desgaste.

Posteriormente, é incentivado a análise de fornecedores, para assim, estudar suas cadeias de retirada de matérias-primas, produção, transporte e descarte. Por intermédio de estabelecimento de padrões e requisitos mínimos que seus fornecedores devem seguir, é possível realizar a decisão de mudança ou mantimento dos fornecedores estudados.

A muitos anos é falado sobre como é importante um avanço em nossa sociedade de forma sustentável, porém, chegamos no ponto em que é necessário agir. Essas ações foram comprovadas, e evidenciaram que não somente ajuda a sociedade em que estamos inseridos, mas também, no crescimento de performance e consequentemente, o lucro de empresas que adotaram essas práticas.

Com o conhecimento sobre as práticas de ESG e por qual motivo ele é vantajoso, não somente para empresas, mas também para consumidores de forma geral e sabendo passos para a utilização, é possível agora aplicar isso em seu dia a dia, para assim, obter crescimento substancial, de forma sustentável.  

Postagens relacionadas

Eficiência energética na indústria: 5 motivos para investir

Bandeiras tarifárias: veja como elas podem aumentar a sua conta de energia!

Qual o futuro do setor elétrico brasileiro?

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More