Eficiência energética na indústria: 5 motivos para investir

Com a inovação tecnológica cada vez mais acessível e maior nas indústrias, aparelhos elétricos aumentam o consumo de energia e, consequentemente, geram um aumento no custo para as empresas. Uma solução para combater esses gastos e não ter desperdício de energia é a eficiência energética na indústria.

Essa solução consiste em realizar a mesma tarefa utilizando menos energia (“fazer mais com menos”) otimizando o recurso, sem perder qualidade e conforto. Exemplos de ações de eficiência energética incluem desde a troca da iluminação da fábrica para lâmpadas LED até o investimento em novos motores de alto rendimento, que possuem uma redução de consumo de energia quando comparado aos motores tradicionais.

Outra vantagem é proteger o meio ambiente ao garantir o suprimento com um comportamento sustentável em sua utilização.

Salva o meio ambiente

A eficiência energética na indústria é uma forma de ser mais sustentável, sendo uma das maneiras mais fáceis e econômicas de combater as mudanças climáticas. Ou seja, além de apresentar uma redução significativa em sua conta mensal de energia, melhora a competitividade dos negócios e realiza um uso sustentável do meio ambiente

Eficiência energética na indústria auxilia na redução de custos e na eliminação de desperdícios

A aplicação de medidas de eficiência energética na indústria resulta em um menor consumo de energia e, consequentemente, uma redução nos custos e eliminação de desperdícios.

Aumento de competitividade

A redução de custos com a eficiência energética na indústria aumenta a competitividade em uma empresa. Com maior competitividade, há um aumento na geração de riqueza, que pode ser investida para ampliar a capacidade do negócio.

O que promove ainda maior competitividade, criando um ciclo de investimentos e crescimento da indústria e seu setor.

Leia também: Consumo de energia na indústria: como analisar?

Redução de riscos

Quanto mais energia uma empresa consome, maior o risco de que a oscilação de déficit que possa afetar suas operações. Com a realização da gestão é possível ter mais eficiência energética na indústria, esse risco pode ser minimizado, pois, se obtém maior previsibilidade de demanda.

Estratégias para uma gestão de energia

Uma das atitudes que podem ajudar em todas as vantagens citadas acima para uma eficiência energética na indústria começa pela modernização da própria, ou seja, substituir equipamentos antigos. Desde lâmpadas e climatizadores, até máquinas e motores.

Os equipamentos mais modernos tendem a ser mais eficientes no consumo de energia, ou seja, gastam menos e produzem mais. Por isso, é importante pesquisar novos equipamentos que possam ser vantajosos para a empresa.

Estudos indicam que a manutenção constante está diretamente ligada ao consumo consciente e, se feita preventivamente, pode reduzir em até 10% o consumo de energia.

Além, é claro, de garantir maior durabilidade do produto e melhor desempenho do maquinário. Reduzindo custos com reparos e sobrecargas, que podem acontecer com a falta de manutenção.

Implementar uma gestão energética é um primeiro passo a indicadores melhores em todos os setores, porque não auxilia apenas o meio ambiente, como reduz custos, aumenta competitividade e pode ajudar, inclusive, na redução de problemas com equipamentos.

Postagens relacionadas

O que são as práticas de ESG e como aplicá-las no dia a dia?

Bandeiras tarifárias: veja como elas podem aumentar a sua conta de energia!

Qual o futuro do setor elétrico brasileiro?

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More