Energia limpa e acessível: conheça o ODS 7

Para falar sobre energia limpa e acessível precisamos entender como a busca para o fornecimento de energia virou pauta entre os grandes líderes mundiais. Há anos, tem se falado sobre o cuidado com o meio ambiente, e em 2002, toda essa preocupação mundial com a preservação do meio ambiente culminou na criação de uma unidade de Energia da ONU. Que faz parte das ODS, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

Em conjunto, foi adotado uma agenda mundial para que esses propósitos fossem cumpridos, são 17 objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030. Entre eles, há a erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros.

E o Objetivo 7 trata da Energia Limpa e Acessível, que tem o intuito de assegurar o acesso confiável, sustentável e moderno a um preço acessível para todos.

Pode parecer impossível viver sem energia elétrica, porém, em 2010, uma em cada 10 pessoas não tinha acesso à eletricidade. O relatório feito pelo Grupo Banco Mundial em 2019, mostrou que 840 milhões de pessoas ainda não tem acesso à energia elétrica.

Entenda o ODS 7

Além do objetivo citado acima sobre dar acesso à energia limpa e acessível a um preço razoável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão ligados para expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços modernos de energia e que sejam sustentáveis também.

Reforçar a cooperação mundial com o intuito de facilitar o acesso à pesquisa e tecnologia, resultando em energia limpa e acessível para as populações. Incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas.

Os outros objetivos são: dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética e aumentar a participação de energias renováveis. Tudo isso até 2030.

Energia Limpa e Acessível no Brasil

Outro plano corre em conjunto com a ODS 7, que é o Plano Nacional de Energia com meta para 2023, ter uma ampliação da capacidade energética brasileira. Há ainda o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que combate o desperdício e tenta reduzir os custos de produção.

Leia também: Energia sustentável: O que é e qual a importância para as empresas?

Busca por Energia Limpa e Acessível

Os esforços feitos para incentivar a energia limpa e acessível da ODS 7 resultou na geração de mais de 20% da energia global por fontes renováveis desde 2011. Porém, conforme o crescimento populacional, é preciso aumentar substancialmente a produção de energia renovável em todo o mundo.

Um dos principais objetivos é aumentar a infraestrutura e a atualização de tecnologia de forma rápida e eficaz para o fornecimento de energia limpa, isso porque a tecnologia está sempre se modificando.

Para garantir o acesso universal a eletricidade por custo razoável entre a população até 2023 é preciso trabalho conjunto entre governos e empresas. E isso significa investir em fontes de energias limpas como energia solar, eólica e térmica.

Com isso, a adoção de padrões econômicos para uma gama ainda mais ampla de tecnologias pode reduzir o consumo global de eletricidade por edifícios e indústria em 14%. Conforme o aumento em pesquisas e novas tecnologias, esse dado pode aumentar. Portanto, é importante um trabalho mundial conjunto para disponibilizar energia limpa e acessível para a população. Com investimentos em eficiência energética, uma das maneiras de se conseguir isso é utilizar uma porcentagem do PIB (Produto Interno Bruto). E até mesmo o investimento direto de empresas estrangeiras que apoiam a causa.

Postagens relacionadas

Monitoramento prudencial – Sustenta Comercializadora

Monitoramento prudencial – Energizou

O que é Mercado de Carbono? Entenda a sua importância para a indústria!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More