Caso de Redução de Custos no Setor Imobiliário

Um dos empecilhos para o Mercado Imobiliário são os custos crescentes das contas de energia, contas que a Energizou se propõe a reduzir por meio do Mercado Livre de Energia. 

Essa é uma modalidade de contratação em que o consumidor deixa de comprar a energia da sua distribuidora e passa a contratar energia diretamente dos grandes geradores do país. Dessa forma, trata-se de uma mudança contratual apenas, porque o consumidor continuará sendo cliente da distribuidora, contratando seus serviços de entrega da energia.

Ou seja, por meio dessa solução, empresas podem escolher diretamente seu fornecedor de energia, promovendo competitividade e uma redução de custos. As economias chegam a representar 20% de redução na conta de energia original. 

Riscos específicos do Mercado Livre de Energia

Os contratos de energia entre os consumidores e os geradores, em sua maior parte, tem os preços de energia e volumes de energia que serão consumidos no mês a mês fixados, onde, tradicionalmente, utiliza-se a média do consumo mensal dos últimos 12 meses do cliente para prever qual será o volume de energia consumida.

Dessa forma, existe o risco de que, no mês a mês, os condomínios usem mais ou menos energia do que foi fixada no contrato. Isso é um risco, porque essas sobras/déficits de energia precisam ser liquidadas (vender as sobras ou comprar as faltas de um outro agente do mercado), e o preço para a liquidação dessa energia será diferente do preço que foi fixado no contrato entre o consumidor e o gerador.

Um exemplo disso é o que ocorreu com a pandemia. Vários empreendimentos fecharam suas portas e reduziram seu consumo, tendo sobras de até 80% do volume do seu contrato de energia. Nesse caso, os consumidores, que tinham energia contratada à preços de R$ 230,00 por mWh, precisaram vender essa energia que não foi utilizada à preços médios de R$ 45,00, gerando grandes prejuízos. Nesses meses, o Mercado Livre de Energia foi uma solução que, ao invés de reduzir sua conta de energia em 20%, a deixou mais cara.

A solução da Energizou

Por outro lado, a Energizou, diferentemente das outras comercializadoras e geradores no mercado, não fixa o volume de energia nos seus contratos com os clientes. Consequentemente o cliente paga pela quantidade de energia que usou de acordo com o preço pré-determinado em seu contrato.

Dessa forma, não existe todo o trabalho operacional de encontrar outros consumidores para liquidar as sobras/déficits nem o risco de pagar mais caro pela energia, justamente porque não haverá sobras/déficits.

Essa solução da Energizou se tornou um caso de sucesso para o Mercado Imobiliário, principalmente entre as administradoras condominiais, justamente porque gera uma economia para os condôminos e elimina o risco do Mercado Livre de Energia ser uma solução mais cara que comprar energia da distribuidora.

Faça uma simulação agora e veja quanto você pode economizar com a energizou: https://bit.ly/2YIEKUu

Postagens relacionadas

Monitoramento prudencial – Sustenta Comercializadora

Monitoramento prudencial – Energizou

O que é Mercado de Carbono? Entenda a sua importância para a indústria!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More