Giro Energizou #2 – Os impactos da pandemia no seu bolso

O que é a Conta-Covid?

Para minimizar os efeitos da pandemia do Covid-19 o Governo federal vem adotando múltiplas medidas para reduzir o impacto econômico no setor elétrico. Estas medidas têm prioridade de manter a liquidez das distribuidoras de energia e também avaliar os impactos da crise nas contas de luz do consumidor.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) então aprovou a regulamentação da Conta-Covid que será feita a partir de empréstimos às empresas no valor de R$ 16,1 bilhões. Estes recursos estarão disponíveis ao setor a partir de um conjunto de bancos incluindo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor deverá ser pago em 60 meses. 

Os efeitos da Conta-Covid no seu bolso

A conta-Covid causará com que as tarifas de energia sejam diluídas ao longo de 5 anos ao invés de 12 meses. Desta forma o impacto da crise será menor e se distribuirá em 60 meses nas tarifas elétricas.

Com isso, o valor de tarifas de baixa e média tensão irão aumentar ao longo do período de crise. Isto se dará pela queda de demanda por energia e pelo empréstimo feito pelos bancos públicos às distribuidoras de energia.

A imunidade do Mercado Livre de Energia

Mesmo que os preços das tarifas elétricas de baixa e média tensão irão subir no mercado regulado, o mercado livre não será impactado da mesma forma pelas mudanças. Pelo contrário, ele se tornou ainda mais viável financeiramente. Com a queda da demanda por energia os preços se tornaram mais atrativos, gerando economias maiores para os clientes.

Quer saber mais? Acesse https://energizou.com.br/pdf-mercado-livre-de-energia e baixe o ebook do Mercado Livre de Energia

Postagens relacionadas

Monitoramento prudencial – Sustenta Comercializadora

Monitoramento prudencial – Energizou

O que é Mercado de Carbono? Entenda a sua importância para a indústria!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More