Energia sustentável: o que é e qual a importância para as empresas?

A sustentabilidade não é um tema novo, mas está cada vez mais presente no dia a dia, principalmente, quando falamos de grandes empresas e indústrias. E a energia sustentável é uma preocupação cada vez mais recorrente e organizações que se tornaram mais sustentáveis têm se destacado no mercado.

Há inclusive selos e certificações sustentáveis para que as empresas possam comprovar e se aproximar ainda mais dos seus consumidores ao mostrar que se importam com o meio ambiente.

Hoje, a responsabilidade de cuidar do planeta está na mão de todas as pessoas, mas as empresas também possuem o seu papel.

Em uma pesquisa realizada pela Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos de instituições sustentáveis.

O que é energia sustentável?

A energia sustentável é aquela que vem de recursos inesgotáveis, por isso atende às necessidades de hoje sem comprometer a capacidade de gerações futuras.

Outro aspecto que a energia sustentável precisa ter é ser renovável e limpa, ou seja, não pode liberar dióxido de carbono e nem outros gases que causem o efeito estufa.

As fontes para esta ação são:

  • Energia solar;
  • Eólica;
  • Das ondas;
  • Hidroelétrica;
  • Energia geotérmica e outras.

Pensando em qual é a melhor e qual escolher, recomenda-se fazer um uso em conjunto de mais de uma opção de energia sustentável. Isso está diretamente ligado ao auxílio do equilíbrio energético dentro do país.

Empresas que investem neste tipo de energia estão cada vez mais conectadas com o futuro. Instituições que focam na energia sustentável fazem parte de uma transição energética, ela por sua vez auxilia na redução de emissão de carbono.

Como fazer a transição?

Empresas que consomem energia em grande escala podem se tornar agentes do Mercado Livre de Energia e assim terem a liberdade de se tornar mais sustentável, já que podem decidir por contratar apenas energia renovável.

Além disso, essa solução auxilia na redução de custos com energia, um dos gastos mais alto dentro da indústria.

Com uma fonte renovável e a contribuição para a descarbonização, o Mercado Livre de Energia é um ambiente para vendedores e compradores negociarem a energia elétrica entre si.

Esse modelo de negócio tem inúmeras vantagens, além de contratar energia elétrica diretamente, com maior poder de escolha, mais competitividade, flexibilidade na negociação e economia, as empresas compradoras podem ter um consumo mais planejado de gastos.

O Mercado Livre de Energia dá a oportunidade para que o consumidor negocie abertamente a quantidade de energia de acordo com o consumo necessário.

Leia também: Compra de energia: conheça o Checklist da Energizou

Conquiste a energia sustentável

Para atingir esse patamar na energia sustentável, algumas atitudes precisam ser tomadas, como escolher a fonte da energia, ter um planejamento financeiro ou uma gestão energética e conhecer empresas confiáveis, fazer uma boa pesquisa para entender como você pode ser atendido da melhor forma.

Postagens relacionadas

Energia solar ou Mercado Livre de Energia: qual é o melhor?

Energia renovável e setor industrial brasileiro

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More