Consumo de energia na indústria: como analisar?

Ter uma produção eficiente é o objetivo de qualquer empresa, mas, para que isso aconteça, são inúmeros os fatores que precisam estar sincronizados, sendo o consumo de energia um deles. Este é muito importante para que a indústria tenha um planejamento da sua eficiência energética.

Vale ressaltar que o consumo de energia é justamente um dos maiores gastos nas indústrias brasileiras. Por isso, é essencial conhecer os detalhes da fatura, bem como possíveis formas de reduzir custos. Confira mais a seguir e fique por dentro do assunto:

O que é eficiência de energia e seus benefícios?

A eficiência está diretamente relacionada com a utilização de recursos que possibilitam a melhora no uso da energia. Assim como a adoção de medidas que tem o objetivo de diminuir o consumo, otimizar processos e aumentar a produtividade.

Há ainda normas de gestão de energia para que as próprias empresas possam definir e estabelecer um planejamento de consumo e a sua utilização.

Os benefícios da eficiência energética são de curto, médio e longo prazo. Uma das principais vantagens é que a empresa se torna mais competitiva no mercado.  

Além disso, também se torna sustentável, em ambos os sentidos. Para isso, é preciso entender qual o consumo de energia da empresa atualmente e qual o consumo esperado para os próximos anos, levando em consideração novos equipamentos e muito mais.

Como saber o consumo de energia da sua empresa?

Para saber o consumo de energia da sua empresa, é bem simples. Basta olhar na sua conta o consumo registrado. A unidade de medida utilizada para calcular o total de energia consumida no mês é o kWh.

A sua distribuidora disponibiliza no topo da sua conta uma pequena tabela com o histórico de faturamento, como esta do exemplo abaixo, mostrando o consumo nos últimos 12 meses. Isso ajuda a fazer um controle e até um comparativo dos números em cada época do ano.

Vale ressaltar que a localização dessas informações na conta pode mudar de uma distribuidora para a outra, mas os lançamentos são os mesmos!

Par as contas de média e alta tensão, do chamado grupo A, que é voltado para empresas que consomem muita energia (essa informação também pode ser visualizada na sua conta em “classificação de unidade consumidora”), é necessário procurar a tabela de dados com o consumo de energia ponta e consumo de energia fora ponta, por exemplo.

Com base nessas informações, é possível estabelecer estratégias e melhorias dentro da empresa, com foco na redução do consumo.

Leia também: Gestão de energia: Como reduzir custos sem afetar o chão de fábrica?

Como uma consultoria pode te ajudar a diminuir o consumo?

Com uma consultoria de eficiência energética é possível ter uma gestão inteligente para controlar o consumo de energia da empresa e, assim, diminuir os gastos. Os profissionais irão analisar e identificar quais pontos podem ser melhorados.

Esses especialistas, após estudarem diversos fatores, podem sugerir interferências em diversos processos e sistemas com o intuito de reduzir e controlar os gastos com energia. As principais vantagens no serviço de consultoria incluem a redução de custos, a sustentabilidade e a melhoria nos processos de produção.

Por isso, ter uma consultoria de eficiência energética pode ser interessante para empresas que pretendem ter uma gestão de energia. Além de todas as outras vantagens que esse serviço pode entregar.

Postagens relacionadas

Monitoramento prudencial – Sustenta Comercializadora

Monitoramento prudencial – Energizou

O que é Mercado de Carbono? Entenda a sua importância para a indústria!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More