O Mercado Livre de Energia é para o meu negócio?
Publicado em 21 de setembro de 2020 | Por Energizou

O Mercado Livre de energia é uma solução de redução de custos já bem popular entre os consumidores eletro intensivos, ou seja, empresas/indústrias que utilizam muita energia elétrica em seus processos, como empresas de alumínio, aço, papel e celulose, entre outras.
Porém, apesar de já representar 30% da energia consumida no país, ainda há dúvidas entre os consumidores menores se eles atendem os requisitos para entrar no Mercado Livre de Energia e se tornar um consumidor livre.
Quer saber se o Mercado Livre de Energia é para o seu negócio? Veja quais são as principais regras e requisitos necessários.
Demanda Contratada
Todo consumidor empresarial de energia possui um contrato com a sua distribuidora em que ele deve informar qual é a sua demanda contratada. Mas enfim, o que é demanda contratada?
Trata-se da quantidade de potência que o consumidor necessita retirar dos cabos da distribuidora de forma que a energia seja fornecida de forma integral. A demanda é medida em quilowatts (kW).
A regra determinada pela regulação para que o consumidor possa entrar no Mercado Livre de Energia é que o cliente possua, no mínimo, 500 kW de demanda contratada. É possível consultar qual é a sua demanda contratada na sua conta de luz. Procure pelo campo “Classificação da Unidade Consumidora” e, em seguida, “Demanda/energia contratada”.
Não tenho acesso rápido à conta de luz da minha empresa
Caso você não tenha acesso rápido à sua conta de energia, é possível pensar em um exercício financeiro e utilizar uma aproximação para avaliar a elegibilidade ao Mercado Livre de Energia.
Se você gasta, aproximadamente, R$ 60.000 por mês com energia, é bem provável que sua demanda contratada seja igual ou bem próxima à 500 kW. Não é possível afirmar com exatidão, porque cada consumidor possui um perfil diferente de consumo de energia, que varia caso a caso.
O que fazer caso minha demanda ou gasto mensal com energia seja abaixo do mínimo?
É possível solicitar para a distribuidora que você tem a intenção de aumentar sua demanda contratada. Porém, a distribuidora precisa avaliar se terá que realizar obras para aumentar a demanda do cliente. Nesse caso, o investimento será cobrado do consumidor.
Além disso, é possível agregar várias filiais em um só consumidor dentro do Mercado Livre de Energia. Só é necessário que as unidades sejam pertencentes ao mesmo CNPJ matriz e que estejam debaixo da mesma distribuidora de energia.
Tem duvidas sobre a conta de energia da sua empresa? Acesse https://energizou.com.br/contato e entre em contato conosco!
